Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS

Como forma de aproximar e promover a troca e o compartilhamento de experiências entre alunos e docentes das licenciaturas em matemática do IFRS os campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório instituíram o Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRSNo ano de 2020, de 1º a 10 de setembro realizou-se a primeira edição, de forma online, contando com palestras, mesas redondas e oficinas. Em 2021,  o evento ocorreu de forma online de 19 a 21 de outubro de 2021.

É um evento de extensão multicampi caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade pensado e preparado para reunir discentes e docentes em torno de atividades científicas e pedagógicas, visando o debate sobre temas atuais de importância para a educação e para o desenvolvimento de ações que favoreçam a troca de experiência. Trata-se da criação de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e científico para gerar e socializar conhecimentos, tendo em vista a necessidade de aprimorar os conhecimentos matemáticos e pedagógicos dos acadêmicos do curso.

As licenciaturas em Matemática do IFRS

Sites das LMAT

Campus Bento Gonçalves

Campus Canoas

Campus Caxias do Sul

Campus Ibirubá

Campus Osório

Hoje, com mais de 600 matrículas ativas na Licenciatura em Matemática, distribuídos em 5 campi, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem-se firmando cada vez mais na formação de professores, contribuindo para a qualificação da educação brasileira.

Essa caminhada das Licenciaturas em Matemática iniciou-se em 2008/2, quando ocorreu o primeiro ingresso, sendo o campus Bento Gonçalves pioneiro na implantação do primeiro curso do IFRS. Pouco tempo mais tarde, em 2010/2, ingressava a primeira turma do campus Caxias do Sul. Depois da Serra, foi a vez da região do Alto Jacuí ser contemplada com a abertura do curso em Ibirubá em 2011/1. Enquanto que na região Metropolitana a licenciatura do campus Canoas iniciou em 2014/1. E desde 2016/1 o Litoral conta com o curso do campus Osório.

A educação gratuita e de qualidade chegou a diferentes regiões do estado e, as avaliações externas tem mensurado a excelência desses cursos, conforme os dados do MEC no quadro a seguir.

Quadro: Avaliação dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFRS.

- Não avaliado ainda. Fonte: https://emec.mec.gov.br

Vida longa e prosperidade para a construção de uma educação de qualidade para todos.

email: encontro.matematica@canoas.ifrs.edu.br

PROFMAT (Mestrado em Matemática no IFRS)

No Campus Canoas em 2022 ingressará a primeira turma de mestrandos em Matemática do IFRS.

Fruto da parceria estabelecida entre o IFRS e programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), o qual é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. Visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Saiba mais em  https://ifrs.edu.br/canoas/profmat/

REMAT (A Revista de Matemática do IFRS)

A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) criada pelo campus Caxias do Sul é um periódico científico de acesso livre, com publicação em fluxo contínuo, que visa publicizar produções originais de pesquisadores em três seções: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada.A REMAT possui como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática.

A partir de 2020 passou a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação de artigos mais rápida.

Visite https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT. Maiores informações podem ser encaminhadas para o e-mail: remat@ifrs.edu.br

Realização:

LMAT - Bento Gonçalves