Atividades Acadêmicas
O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas, alterado pela Resolução nº 18/2016 CS/IFRS, contempla o disposto na Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Conforme descrito no Perfil do Egresso do curso (em consonância com os objetivos e as Competências e Habilidades descritas no mesmo documento) o estudante egresso deve ter boa formação matemática e pedagógica visando a sua contribuição à formação de indivíduos para o exercício da cidadania. Além disso, deve conhecer as possíveis aplicações da teoria, relacionando o conhecimento matemático com aqueles de outras áreas, levando em conta saberes prévios do seu aluno buscando o desenvolvimento de propostas interdisciplinares. Deve também saber utilizar diferentes estratégias pedagógicas e estar atualizado. Também, deve conhecer o contexto da educação da sua região, ter uma ampla visão de seu papel social de educador e ter a capacidade de se inserir em diversas realidades. Espera-se ainda que o profissional egresso do curso tenha habilidades na comunicação e na escrita, além de conhecimentos sobre o uso de NTIC’s indispensáveis no atual contexto da educação.
Dessa forma, busca-se proporcionar o contato dos estudantes da licenciatura com as instituições de educação básica da rede pública de ensino, desde o início do curso, através da realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão bem como a realização de estágios curriculares supervisionados.
Em conformidade com o artigo 13 da Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, estes cursos devem contemplar no mínimo 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico compreendendo:
• 400 horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;
• 400 horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica;
• pelo menos 2200 horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos seguintes núcleos:
I. Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais;
II. Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos.
• 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.
*última modificação 10/09/2022 10h