Estágios Curriculares

Entende-se por estágio as atividades de aprendizagem profissional, relacionadas à área de formação dos estudantes, em que os mesmos participem de situações reais de trabalho. O estágio é um componente curricular obrigatório no Curso de Licenciatura em Matemática e deverá ser realizado em escolas de educação básica conveniadas pelo IFRS- Campus Canoas.

De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2015, a carga horária mínima de estágio para cursos de formação de professores é de 400 horas, o que será contemplado pelas disciplinas de Estágio em Ensino de Matemática I, II, III e IV, totalizando 449 horas.

Além disso, a resolução citada acima destaca que os alunos portadores de diploma de licenciatura, com exercício comprovado no magistério, e exercendo atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 100 (cem) horas.

Os estágios curriculares obrigatórios e a possibilidade de redução de carga horária acima citada são regidos pelo Regulamento dos Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas.

É permitida ao estudante, também, a realização de estágios não-obrigatórios que são regulamentados pela legislação vigente e pela Instrução Normativa PROEX 9/2010 e possíveis normativas que venham substituir ou complementar a citada.

Regulamento dos Estágios Curriculares

Conforme Art. 27º constituem parte integrante deste regulamento os seguintes 14 anexos:

I – Liberação para Prática de Estágio na Escola-Campo;

II – Carta de Apresentação do Aluno-Estagiário;

III – Documento de Confirmação de Estágio;

IV – Termo de Compromisso para Realização de Estágio em Ensino de Matemática;

V – Plano de Trabalho do Aluno-Estagiário;

VI – Ficha de Controle de Carga-Horária de Estágio;

VII – Ficha de Observação do Aluno-Estagiário pelo(a) Orientador(a);

VIII – Planilha de Acompanhamento de Atividades – Orientação de Estágio

IX – Cronograma de Estágio;

X – Solicitação de Análise de Caso;

XI – Avaliação do Estagiário – Orientador;

XII – Avaliação do Estagiário – Supervisor;

XIII – Avaliação do Estagiário – Escola-Campo;

XIV – Avaliação do Estagiário – Aluno-Estagiário