Laboratório de Educação matemática

Sobre

O Projeto LEMA – Laboratório de Educação Matemática teve seu início no ano de  2016 a partir de uma demanda de algumas disciplinas da área de ensino no curso de  Licenciatura em Matemática e vem intensificando e ampliando suas ações nos últimos anos. O  projeto visa tornar o espaço destinado ao Laboratório de Educação Matemática do IFRS  Campus Canoas um ambiente de produção e divulgação de recursos e conhecimentos  matemáticos, de modo a contribuir na formação de professores investigadores das suas  próprias práticas e contribuir para a qualificação das práticas docentes no ensino básico. O  presente projeto viabiliza a manutenção do espaço destinado para o laboratório, o  empréstimo de materiais, o acesso ao laboratório fora dos horários de aula para a realização  de atividades acadêmicas, o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino, extensão e  pesquisa, a criação de propostas didáticas com os materiais disponíveis no laboratório e a  construção de recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem de matemática. Na pesquisa  das metodologias e recursos que melhor se apliquem na criação de propostas didáticas, ocorre  a ampliação dos conhecimentos acerca da matemática e dos processos de ensino e  aprendizagem. A produção e divulgação desses conhecimentos, por sua vez, fornecem  subsídios para práticas docentes com foco na construção do conhecimento. Por fim, é  esperado que, através do presente projeto na sua quinta edição, sejam obtidas contribuições  significativas na qualidade do ensino básico e na formação de professores. 

Justificativa

A criação de um Laboratório de Educação Matemática é um primeiro passo  na busca da inserção dos discentes em seu meio de trabalho, sendo um espaço de  descoberta e experimentação para o desenvolvimento do saber docente. Além de ser  um ensaio, permitirá o conhecimento de diversas propostas didáticas e a construção  de recursos didáticos que poderão ser utilizados ao longo de sua vida profissional. Para a escola, o laboratório de matemática é uma ferramenta importante, pois permite ao  aluno a construção em lugar da reprodução do conhecimento.  

Além disso, o LEMA favorecerá a divulgação de diferentes recursos e  possibilidades pedagógicas para o ensino e aprendizagem de matemática e permitirá  que o conhecimento produzido possa transpor os muros da instituição formadora,  através do site e redes sociais alimentados com as informações e atividades  desenvolvidas pelo aluno bolsista do projeto e demais estudantes do curso de  Licenciatura em Matemática do Campus Canoas. 

O projeto também se justifica por possibilitar o atendimento uma demanda  dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática: a necessidade de acesso aos  materiais didáticos disponíveis na instituição e da utilização desse espaço para a  elaboração de propostas didáticas relacionadas especialmente às disciplinas de prática  como componente curricular e estágios curriculares, também em outros horários  distintos dos horários em que são ministrados estes componentes curriculares. 

Objetivos

O objetivo geral desse projeto é tornar o espaço destinado ao LEMA - Laboratório  de Educação Matemática do IFRS Campus Canoas um ambiente de produção e divulgação de  conhecimentos e recursos didáticos, buscando oferecer subsídios para o ensino e a  aprendizagem da matemática, com vistas a favorecer as práticas docentes no ensino básico e  na formação de professores. 

Os objetivos específicos desse projeto de ensino são: 

Contato

Laboratório de Educação Matemática - LEMA

laboratorio.matematica@canoas.ifrs.edu.br

*última modificação 10/09/2022 10h