Laboratório de Educação matemática


Sobre

O Projeto LEMA – Laboratório de Educação Matemática teve seu início no ano de 2016 a partir de uma demanda de algumas disciplinas da área de ensino no curso de Licenciatura em Matemática e vem intensificando e ampliando suas ações nos últimos anos. O projeto visa tornar o espaço destinado ao Laboratório de Educação Matemática do IFRS Campus Canoas um ambiente de produção e divulgação de recursos e conhecimentos matemáticos, de modo a contribuir na formação de professores investigadores das suas próprias práticas e contribuir para a qualificação das práticas docentes no ensino básico. O presente projeto viabiliza a manutenção do espaço destinado para o laboratório, o empréstimo de materiais, o acesso ao laboratório fora dos horários de aula para a realização de atividades acadêmicas, o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino, extensão e pesquisa, a criação de propostas didáticas com os materiais disponíveis no laboratório e a construção de recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem de matemática. Na pesquisa das metodologias e recursos que melhor se apliquem na criação de propostas didáticas, ocorre a ampliação dos conhecimentos acerca da matemática e dos processos de ensino e aprendizagem. A produção e divulgação desses conhecimentos, por sua vez, fornecem subsídios para práticas docentes com foco na construção do conhecimento. Por fim, é esperado que, através do presente projeto na sua quinta edição, sejam obtidas contribuições significativas na qualidade do ensino básico e na formação de professores.

Justificativa

A criação de um Laboratório de Educação Matemática é um primeiro passo na busca da inserção dos discentes em seu meio de trabalho, sendo um espaço de descoberta e experimentação para o desenvolvimento do saber docente. Além de ser um ensaio, permitirá o conhecimento de diversas propostas didáticas e a construção de recursos didáticos que poderão ser utilizados ao longo de sua vida profissional. Para a escola, o laboratório de matemática é uma ferramenta importante, pois permite ao aluno a construção em lugar da reprodução do conhecimento.

Além disso, o LEMA favorecerá a divulgação de diferentes recursos e possibilidades pedagógicas para o ensino e aprendizagem de matemática e permitirá que o conhecimento produzido possa transpor os muros da instituição formadora, através do site e redes sociais alimentados com as informações e atividades desenvolvidas pelo aluno bolsista do projeto e demais estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas.

O projeto também se justifica por possibilitar o atendimento uma demanda dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática: a necessidade de acesso aos materiais didáticos disponíveis na instituição e da utilização desse espaço para a elaboração de propostas didáticas relacionadas especialmente às disciplinas de prática como componente curricular e estágios curriculares, também em outros horários distintos dos horários em que são ministrados estes componentes curriculares.

Objetivos

O objetivo geral desse projeto é tornar o espaço destinado ao LEMA - Laboratório de Educação Matemática do IFRS Campus Canoas um ambiente de produção e divulgação de conhecimentos e recursos didáticos, buscando oferecer subsídios para o ensino e a aprendizagem da matemática, com vistas a favorecer as práticas docentes no ensino básico e na formação de professores.

Os objetivos específicos desse projeto de ensino são:

  • Favorecer a utilização do laboratório de matemática por toda a comunidade acadêmica do IFRS Campus Canoas, dentro das condições estabelecidas pelo regulamento do laboratório.

  • Favorecer o desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares dos cursos desta instituição, através do empréstimo dos materiais do acervo para uso de professores e dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática.

  • Possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão e de grupos de estudo, aumentando a integração dos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, disponibilizando o laboratório em horários extraclasse para o uso pelos estudantes.

  • Contribuir na formação dos estudantes envolvidos, através da busca e compreensão de metodologias e recursos que melhor se aplicam na criação de propostas didáticas, articulando teoria e prática e ampliando os seus conhecimentos acerca da matemática e dos processos de ensino e aprendizagem.

  • Organizar o site e demais mídias sociais do curso de Licenciatura em Matemática, como forma de divulgação dos materiais e propostas didáticas do LEMA e ações e eventos do projeto e do curso de forma geral.

  • Enriquecer os acervos físico e virtual do Laboratório de Educação Matemática, através de pesquisa, seleção, análise e criação de recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem matemática.

  • Fornecer subsídios para o desenvolvimento de práticas de ensino por estudantes e professores de matemática desta e de outras instituições, por meio da divulgação do laboratório e do material desenvolvido.

  • Proporcionar a estudantes envolvidos no projeto oportunidades de compartilhamento de saberes e experiências, assim como o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita, através da construção de relatórios e outros trabalhos acadêmicos e da participação em eventos.

Contato

Laboratório de Educação Matemática - LEMA

laboratorio.matematica@canoas.ifrs.edu.br