Infraestrutura

Para o curso de Licenciatura em Matemática são garantidos todos os recursos necessários para o desenvolvimento do programa: salas de aula com flexibilidade para as diversas atividades e metodologias de trabalho (individual e em grupo), projetores multimídia e laboratórios necessários para o desenvolvimento dos Componentes Curriculares de cada etapa. A utilização dos laboratórios segue a Política de uso dos Laboratórios do IFRS – Campus Canoas.

Acesso dos alunos a equipamentos de informática

O Campus Canoas possui diversos recursos na área de informática, com máquinas para uso nos laboratórios. Atualmente existem cinco laboratórios de informática disponíveis para os estudantes, inclusive para uso no turno inverso ao das aulas. Os alunos também têm acesso a equipamentos de informática na Biblioteca da instituição, que funciona nos três turnos. Além disso, há disponibilidade de uma rede wireless para os alunos dentro do campus. Quanto à acessibilidade, os laboratórios ficam no piso térreo, com portas que possibilitam a entrada de cadeira de rodas, por exemplo. A avaliação dos equipamentos e softwares ocorre semestralmente, quando a área de informática verifica os equipamentos e instala os softwares necessários para as aulas, por demanda dos docentes. A adequação do espaço físico é discutida sempre que necessário pelas diversas instâncias internas do Campus.

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - LEMA

O Laboratório de Educação Matemática está localizado na sala 02 do prédio B e está equipado com quadro branco, projetor multimídia, três mesas grandes para desenvolvimento de atividades em grupo ou realização de estudos. Além disso, possui 20 computadores com acesso à internet, bem como rede Wi-Fi disponível aos alunos, e conta ainda com acervo bibliográfico e materiais didático-pedagógicos adquiridos pela instituição e outros produzidos por professores e estudantes do curso. Os computadores contam com softwares diversos para o ensino da Matemática que contemplam tópicos da Educação Básica e do Ensino Superior proporcionando aos usuários a possibilidade do desenvolvimento de atividades que explorem os recursos tecnológicos em prol da construção do conhecimento. Tal laboratório dá suporte às aulas do curso, além de oferecer um espaço para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.



Biblioteca

A biblioteca do IFRS – Campus Canoas oferece um acervo especialmente voltado ao aprimoramento e à complementaridade do conhecimento da comunidade acadêmica. O acervo é ampliado e renovado periodicamente, conforme planejamento orçamentário, a fim de atender a demanda dos cursos ofertados. Além disso, possui acesso ao Portal de Periódicos da Capes, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. As instalações da biblioteca contam com computadores com acesso a internet e mesas para estudo coletivo. O espaço é aberto a todos, inclusive à comunidade externa. O empréstimo domiciliar é restrito a professores, alunos e técnicos-administrativos do Campus.

O Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum foi adquirido em 2013, para todas as Bibliotecas do IFRS. O sistema oferece uma série de funcionalidades, acessadas pela internet, inclusive em versão mobile. Através do Pergamum é possível consultar o catálogo, utilizar o serviço de renovação e reservas, acompanhar o histórico de impressos e as datas de devolução, entre outros.

Quer saber mais sobre a biblioteca do Campus Canoas? Clique aqui.

*última modificação 10/09/2022 10h