IFRS Campus Canoas - MATEMÁTICA - LICENCIATURA

Conhecendo um pouco mais dos projetos e laboratórios da LMAT

   Dentro de um escopo de formação multidimensional e integral a instituição busca a partir de um caráter interdisciplinar promover a indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto podemos listar diversos projetos desenvolvidos com a colaboração de docentes e/ou discentes do curso

O Laboratório de Educação Matemática do IFRS - Campus Canoas foi criado em 2016 e tem sido mantido através de projetos de ensino, onde busca-se consolidá-lo como um ambiente de produção e divulgação de recursos e conhecimentos matemáticos, contribuindo para a formação de professores reflexivos e para a qualificação do ensino básico. 

O LabMaker (sala D07) do IFRS - Campus Canoas é um espaço interdisciplinar que combina tecnologia e criatividade para desenvolver soluções inovadoras e práticas educacionais. Equipado com ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser e materiais de prototipagem, o laboratório incentiva a cultura maker e a integração STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Têm sido essencial para o curso, pois possibilita a criação de recursos didáticos personalizados, promove metodologias ativas de ensino e fortalece a formação prática dos futuros professores, ao integrar a tecnologia às práticas pedagógicas, enriquecendo o ensino de matemática nas escolas.

O projeto de pesquisa "Interdisciplinaridade, metodologias ativas, integração tecnológica e abordagem STEAM: discussão sobre os tópicos eme(u)rgentes e a inovação em educação matemática"  investiga inovações didático-pedagógicas no ensino, aprendizagem e avaliação de matemática na educação básica, com foco em temas emergentes como metodologias ativas, STEAM, cultura maker e integração tecnológica. O objetivo é aproximar a formação acadêmica da realidade escolar, promovendo trabalho interdisciplinar e incentivando abordagens inovadoras. 


O projeto de ensino "Mais Matemática" visa atividades de reforços escolar, seja elas de monitoria ou através da oferta  de minicursos de matemática como apoio à permanência e ao sucesso dos estudantes dos cursos integrados (regular e Proeja) e superiores do IFRS – Campus Canoas. A iniciativa visa abordar dificuldades em matemática que frequentemente levam à reprovação e evasão. O projeto busca melhorar o desempenho dos alunos, reduzir evasões e enriquecer a formação docente.

Este projeto de extensão tem por objetivo preparar alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de Canoas para competições matemáticas, especialmente a OBMEP. Visa despertar o interesse pela matemática, identificar talentos e melhorar o desempenho acadêmico, além de proporcionar experiência prática aos licenciandos em Matemática do IFRS. Com encontros semanais de 1h30min, os participantes resolvem questões de edições anteriores, aprofundam conteúdos e discutem estratégias de escrita matemática. O projeto fortalece a integração escola-IFRS, promove um encontro regional para troca de experiências e incentiva o ingresso em áreas científicas, alinhando ensino, pesquisa e extensão.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem por objetivo incentivar a iniciação à docência, aprimorando a formação de professores em nível superior e contribuindo para a melhoria da educação básica pública. Por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar, o PIBID proporciona experiências práticas enriquecedoras, fortalecendo a conexão entre teoria e prática e promovendo um ensino mais qualificado e alinhado às demandas educacionais. Na edição atual (2024-2026) participam 10 discentes da LMAT, sendo 8 bolsistas remunerados e 2 voluntários, e está sendo desenvolvido em parceira com EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti, em Canoas. 

E projeto de extensão tem por objetivo preparar alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de Canoas para competições matemáticas, especialmente a OBMEP. Visa despertar o interesse pela matemática, identificar talentos e melhorar o desempenho acadêmico, além de proporcionar experiência prática aos licenciandos em Matemática do IFRS. Com encontros semanais de 1h30min, os participantes resolvem questões de edições anteriores, aprofundam conteúdos e discutem estratégias de escrita matemática. O projeto fortalece a integração escola-IFRS, promove um encontro regional para troca de experiências e incentiva o ingresso em áreas científicas, alinhando ensino, pesquisa e extensão.

O Pré-IF é um projeto de extensão que visa preparar estudantes para os processos seletivos do IFRS – Campus Canoas, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Superior, além do ENEM. Focado inicialmente em matemática, o projeto busca abranger também ciências da natureza, humanas e linguagens, revisando conteúdos fundamentais e fortalecendo a compreensão das áreas exigidas. Dividido em grupos para Ensino Médio e Superior, os encontros presenciais ocorrem no campus, liderados por bolsistas e voluntários da Licenciatura em Matemática, com apoio de docentes. Tendo como principal objetivo promover equidade educacional e divulgar a instituição.