Avaliação

Avaliação de Aprendizagem

A avaliação consiste em parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, envolvendo reflexão sobre as práticas realizadas. Tem como finalidade promover o olhar criterioso sobre os processos educativos, gerando mudanças onde se fizer necessário, orientadas pela análise constante de dificuldades e potencialidades dos estudantes. Ela deve ser um processo contínuo e cumulativo do desempenho dos alunos, com a utilização de estratégias dinâmicas focadas na aprendizagem do educando. Além disso, a avaliação deverá ser formativa e diagnóstica, possibilitando identificar saberes prévios dos estudantes.

A avaliação estará presente em todas as etapas dos processos de ensino e de aprendizagem, utilizando-se de instrumentos diversos, de forma integrada. Como exemplos de estratégias avaliativas, podem ser citados: trabalhos individuais e em grupos, seminários temáticos, provas teóricas e práticas, relatórios, observações em diferentes ambientes de aprendizagem, projetos, visitas técnicas e auto-avaliação.

Com base na compreensão sobre o processo avaliativo anteriormente descrito e também seguindo a orientação constante na LDB (1996), na avaliação deverão predominar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Além disso, conforme expresso na referida Lei, é exigida a frequência mínima de 75% nas atividades desenvolvidas durante o período letivo, em cada componente curricular.

A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco e por cento) e média semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete), obtida a partir das avaliações realizadas ao longo do semestre. O estudante que não atingir nota final semestral igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período letivo, em determinado componente curricular, terá direito a exame final (EF). A média final (MF) será calculada a partir da nota obtida no exame final (EF) com peso 4 (quatro) e da nota obtida na média semestral (MS) com peso 6 (seis), conforme a equação abaixo:

A aprovação do estudante no componente curricular dar-se-á somente com uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete) ou média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco), após realização de exame. Alunos que forem considerados reprovados em um componente curricular deverão matricular-se novamente no mesmo, conforme determina a organização curricular no PPC, de acordo com a oferta, compatibilidade de horários e disponibilidade de vagas no IFRS Campus Canoas.

Avaliação Externa e ENADE

A avaliação externa é composta por dois mecanismos de avaliação do MEC, que são: o Exame Nacional de Cursos, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, e a avaliação efetuada pelos especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, que servirão para verificar a coerência dos objetivos e perfil dos egressos do curso para com as demandas da sociedade.

Ao inserir-se no SINAES, o IFRS reafirma a avaliação como diagnóstico do processo e se propõe a dar continuidade à consolidação de uma cultura de avaliação junto à comunidade. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) também é componente curricular obrigatório, conforme a estabelecido pela Lei 10861 de 2004.

Conforme descrito no PPC do Curso de Licenciatura em Matemática a participação do estudante no ENADE constará no seu histórico escolar ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC.

Avaliação Institucional

O projeto de Avaliação Institucional do Curso é decorrente de um programa maior, intitulado Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, formado por três componentes principais: avaliação institucional, avaliação externa e ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Conforme o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS, a avaliação institucional trata-se de um processo contínuo que visa gerar informações para reafirmar ou redirecionar as ações da Instituição, norteadas pela gestão democrática e autônoma, garantindo-se, assim, a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

A avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFRS-Canoas, conforme descrito da Organização Didática do campus, ocorre anualmente e é conduzida pela Subcomissão Própria de Avaliação (SPA), sob a coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFRS. Para a aplicação desta avaliação estão previstas as etapas de preparação, planejamento, sensibilização e divulgação. Após a consolidação do processo é apresentado um relatório global. Neste processo, o objetivo principal é oferecer subsídios para o Curso reprogramar e aperfeiçoar seu projeto político-pedagógico, bem como suas práticas pedagógicas em cada Componente Curricular e/ou turma.

O Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Matemática também contribuem para o processo interno de avaliação do curso. De acordo com o Regulamento dos Colegiados dos Cursos Superiores do IFRS – Campus Canoas o colegiado tem por finalidade acompanhar a implementação do Projeto Pedagógico do curso, avaliar e propor alterações dos currículos plenos, discutir temas ligados ao curso, planejar e avaliar sobre as atividades acadêmicas do curso. Nesse mesmo sentido, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), de acordo com seu regulamento próprio, é um órgão, vinculado ao colegiado do curso, cuja responsabilidade é atuar no processo de concepção, consolidação e permanente atualização do projeto pedagógico do curso (PPC), levando-se em consideração as políticas e normas do IFRS.

*última modificação 10/09/2022 10h