De 19 a 21 de outubro os campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório promovem o II Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS. O evento será on-line, com transmissão pelo canal do youtube MatemáticaIFRSCanoas e sua programação contará com palestra, mesa-redonda, apresentação de trabalhos (modalidade: comunicação científica - resumos) e mostra de vídeos (modalidade: relato de experiência e descrição de atividades ou materiais didáticos ou recursos).
Mostra de Vídeos
Hypatia Create - Editor de equações do Google Docs. Hypatia Create - Editor de equações do Google Docs
Gerando código LaTeX de equações com o MathType
Scanner de equações Mathpix Snipining
MathType - Editor de Equações para Office
Matemática e Física: um projeto integrador à luz da Teoria dos Campos Conceituais
O Estudo dos Fenômenos Envolvidos no Funcionamento de Computadores Quânticos e suas Aplicações
Anais do Evento
Os trabalhos selecionados serão publicados pelo IFRS - Campus Caxias do Sul em Anais da Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul.
Link dos Anais:https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/mathweek/v5/index
Comissão Organizadora
Coordenador:
Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira - IFRS - Campus Canoas
Vice - coordenador
Eduardo Pompermayer - IFRS - Campus Canoas
Aline Silva de Bona - IFRS - Campus Osório
Ângela Teresinha Woschinski De Mamann - IFRS - Campus Ibirubá
Angéli Cervi Gabbi - - IFRS - Campus Ibirubá
Bruno Brogni Uggioni - IFRS - Campus Canoas
Delair Bavaresco - IFRS - Campus Bento Gonçalves
Érick Scopel - IFRS - Campus Caxias
Felipe Luy Valério - IFRS - Campus Bento Gonçalves
Fernando Rodrigues de Oliveira - IFRS - Campus Osório
Greice da Silva Lorenzzetti Andreis - IFRS - Campus Caxias
Guilherme Ferreira Monteiro - IFRS - Campus Osório
Karine Pertile - IFRS - Campus Bento Gonçalves
Katia Arcaro - IFRS - Campus Caxias
Inscrições (ouvintes) - no dia do evento - preenchimento da lista de presença.
No dia do evento - preenchimento da lista de presença no formulário disponibilizado nos comentários da transmissão no youtube.
Programação (19, 20 e 21 de outubro)
19/10 -17h Abertura com o professor Dr. Alessandro Jacques Ribeiro - Universidade de Lisboa.
Palestra: "O uso de tarefas de aprendizagem profissional na formação inicial de professores de Matemática".
18h - 22h Mostra de vídeos sobre materiais didáticos e apresentação de trabalhos.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=V-LdgF_dR_A
20/10 - 19h - 22h Apresentação de trabalhos.
Link: https://youtu.be/oHJu_pljweQ
21/10 - 19h Mesa-redonda: "Ser professor(a) na escola pública: desafios e motivações do dia a dia e o impacto da pandemia."
Ma. Carla Luiza Rannov - Colégio Estadual Blau Nunes - Santa Bárbara do Sul
Me. João Francisco Staffa da Costa - Escola Municipal Mário Quintana - Porto Alegre
Ma. Vânia Luisa Behnen Cord - Escola Municipal João Gonçalves Vieira - Salto do Jacuí
Link: https://youtu.be/za4Oz07MJBk
21:30 - 22h Encerramento
Submissão de Trabalhos (de 1º a 17 de outubro)
Comunicação científica (resumos)
Orientações para a submissão de resumos
* O texto do resumo deve conter de 400 a 800 palavras e incluir objetivos, metodologia e resultados parciais ou finais, quando for o caso. Aplicar as normas da língua portuguesa.
* Não há limite no número de autores. Caso seu trabalho tenha mais de 6 autores, entre em contato pelo e-mail semana.lm@caxias.ifrs.edu.br, fornecendo os dados dos demais autores.
* Devem constar as referências (apenas as citadas no texto) conforme a ABNT NBR 6023:2018.
* Deve conter 5 palavras-chaves.
* Apresentação: o(a)s apresentador(a)es/as terá(ão) de 10 a 15 minutos para fazer(em) sua explanação. Será de forma on-line e o link da sala para transmissão e apresentação do trabalho será encaminhado para o email cadastrado na submissão do resumo. O(a)s apresentador(a)es deverá(ão) estar disponível(eis) durante a sessão para responder(em) questionamentos dos participantes. Demais orientações (sobre horários ou outra) serão encaminhadas aos autores dos trabalhos selecionados. Para trabalhos com mais de um(a) autor(a), a dinâmica de apresentação e quantidade de apresentadores é de livre escolha, dentro do tempo preestabelecido.
Tutorial como construir o resumo.
<<submissões encerradas.>>
Mostra de vídeos (até 5 min)
O objetivo da mostra de vídeos é o compartilhamento das experiências realizadas no âmbito do IF na forma de pequenos vídeos, com o tempo máximo de 5 minutos, os quais podem ser submetidos via eixo temático 1 (relato de experiência) ou eixo temático 2 (divulgação de recursos didáticos) que abrange a socialização de materiais e diferentes recursos utilizados na área da Educação Matemática e está aberto a participação de todos.
Os vídeos serão publicados no canal do youtube MatemáticaIFRSCanoas e no site do evento e, mostrados pela comissão organizadora durante as sessões do evento.
Eixo temático 1: Relato de experiência (ter vínculo com o IFRS) (o que acontece no IF ou que possibilidades para além das disciplinas do currículo): participação em projetos, intercâmbio, ida a eventos com recursos do IF, realização cursos (idiomas, cursos on-line) pelo IF etc, ... Observação: no vídeo apresentar a atividade ou o projeto, indicando a qual campus pertence, quem pode participar (requisitos) da ação, quais os retornos que obteve, como foi sua participação, etc.
Eixo temático 2: Divulgação de recursos didáticos: novos recursos tecnológicos, aplicativos, softwares, jogos, material produzido em impressora 3D, laser, robótica, pensamento computacional, etc.
<<submissões encerradas.>>
Trabalhos selecionados e template para apresentação
Convidados
Alessandro Jacques Ribeiro
Universidade de Lisboa
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Foi Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, nos períodos de 02/2013 a 01/2015 e de 01/2019 a 01/2021.
Carla Luiza Rannov
Colégio Estadual Blau Nunes
Santa Bárbara do Sul - RS
Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá (2017) e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2019). Atuou como professora substituta de matemática no IFRS - campus Ibirubá, possui experiência em docência nos níveis de ensino Fundamental, Médio e Graduação.
João Francisco Staffa da Costa
Escola Municipal Mário Quintana
Porto Alegre - RS
Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) . Especialista em Docência no Ensino Superior pela mesma instituição, em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Informática Instrumental (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011).
Vânia Luisa Behnen Cord
E. M. João Gonçalves Vieira
Salto do Jacuí - RS
Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul (2014). Mestra em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) (2017). Foi professora substituta de matemática no IFRS - Campus Ibirubá.