Interdisciplinaridade, metodologias ativas, integração tecnológica e abordagem STEAM: discussão sobre os tópicos eme(u)rgentes e a inovação em educação matemática.
A interdisciplinaridade é um conceito que envolve a integração de diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem colaborativa e holística para a resolução de problemas e a geração de novos saberes. Ao contrário de métodos tradicionais que se mantêm restritos a uma única área, a interdisciplinaridade busca a conexão entre diversos campos, como ciências exatas, humanas e biológicas, permitindo uma compreensão mais ampla e complexa de temas contemporâneos.
Na educação, a interdisciplinaridade incentiva o diálogo entre professores e alunos de diferentes áreas, enriquecendo o processo de aprendizado e tornando-o mais contextualizado e aplicável. No mercado de trabalho, ela promove a inovação, uma vez que soluções para problemas complexos muitas vezes requerem o uso de perspectivas variadas. Ao conectar saberes e métodos, a interdisciplinaridade fomenta a criatividade, a inovação e uma visão mais integrada do mundo.
Resumo do projeto de pesquisa
Inovações educacionais podem potencializar a qualidade de ensino e de aprendizagem, nesse sentido observa-se tópicos emergentes e outras perspectivas urgentes no campo da educação que tem sido tema recorrente da comunidade científica. Assim, tem se destacado discussões sobre diferentes abordagens, dentre elas, metodologias ativas, abordagem STEAM, desenvolvimento social, cultura maker, integração tecnológica, com vistas a um ensino e aprendizagem interdisciplinar. Nesse sentido, essa pesquisa pretende discutir a inovação didático-pedagógica no ensino, na aprendizagem e na avaliação de matemática na educação básica. Para isso, pretende-se propor a discussão com docentes e mestrandos do Profmat - IFRS Campus Canoas, articulando esse diálogo com as disciplinas do programa e o campo de atuação dos mesmos, a partir da estruturação de seminários de investigação, buscando-se assim a verticalização da pesquisa, aproximando a instituição formadora da escola básica. Neste sentido, este projeto tem por propósito analisar e discutir essas temáticas, voltadas para a educação matemática na educação básica. Com isso, ampliar o trabalho interdisciplinar, o encorajamento para experimentação de diferentes abordagens e que tais encaminhamentos possam ser aprofundados nas respectivas dissertações desses estudantes.
Cronograma - 2024
09/10 - Ideias gerais sobre interdisciplinaridade e variações desse conceito; ideias gerais sobre a Matemática em diálogo com (i) as Linguagens, (ii) as Ciências Exatas e (iii) as Ciências Humanas
Apresentação: Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira e Gabriel Goldmeier
23/10 - A Matemática e as Linguagens
Confirmados: Adriano Armando Amarante e Guilherme da Silva Braga
Mediador: Gabriel Goldmeier
Guilherme da Silva Braga
Professor visitante no IFRS - Campus Canoas, atua na área de Letras - Lattes
06/11 - A Matemática e as Ciências da Natureza
Confirmados: Alexandre Tadachi Morey e Daniela Rodrigues da Silva
Mediador: Gabriel Goldmeier
27/11 - A Matemática e as Ciências Humanas
Confirmados: ??
Mediador: Gabriel Goldmeier
Dinâmica dos encontros
Informal, no formato de mesa redonda, com 15 minutos de explanação inicial para cada convidado(a), busca-se dialogar com as outras áreas no sentido de pensar ao menos um caminho para a multidisciplinaridade.
Local: Auditório 2 e google meet
Horário: das 18h às 19h
Tópicos de discussão do projeto - planejamento inicial - [cronograma - 2025 - a definir]
Seminário de estudo I - Inovação em Educação e Temas eme(u)rgentes na educação matemática.
Seminário de estudo II - Interdisciplinaridade (2024)
Seminário de estudo III - Metodologias Ativas
Seminário de estudo IV - Abordagem STEAM
Seminário de estudo V - Inovação Social
Seminário de estudo VI - Cultura Maker
Sugestão de Leitura
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141
JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade e práxis: tópicos para a discussão sobre as possibilidades, limites, tendências e alguns elementos históricos e conceituais. Ensino em Re-Vista, 2010. DOI: 10.14393/ER-v10n1a2001/2002-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7884. Acesso em: 4 out. 2024.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento/Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina. 8.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2006.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/Brasília: UNESCO, 2000.
JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9ª ed. Rio de janeiro: Editora Vozes, 2011, 208 p.
# Projeto Completo - https://drive.google.com/file/d/1v2ggUT4YdshmJ_Z9kvptp1Dp1OKrS5sQ/view?usp=drive_link
Bolsistas
Leonardo D'Avila de Moura
Estudante do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Canoas
Bolsista PIBIC-EM/CNPq
Luigi Broilo de Rocco
Estudante do curso Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Canoas
Bolsista PROBIC/Fapergs
Dúvidas, sugestões, etc.
E-mail: claudiomir.siqueira@canoas.ifrs.edu.br