Trabalhos de Conclusão de Curso

2019


2018


2017

Título: Produção audiovisual e teoria do cinema: reflexões e possibilidades no âmbito da Educação Matemática

Autor(a): Maria Eduarda Hojnacki Costa

Orientador(a): Carina Loureiro Andrade

Co-orientador(a): Mariana Braun Aguiar

Data da Defesa: 27 de novembro de 2017

Palavras-chave: Cinema. Matemática. Ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade. Produção audiovisual.

Resumo:

Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Canoas, descreve uma proposta didática que envolve conceitos de Cinema e Matemática, e a análise da aplicação desta proposta com alunos de ensino médio, a fim de responder o seguinte questionamento: “De que forma a criação, por parte de alunos de ensino médio, de filmes de curta metragem envolvendo temas sociais e utilizando conceitos matemáticos, pode contribuir na educação para a cidadania e para o desenvolvimento de múltiplas habilidades?”. A proposta didática está dividida em três etapas: conceituação matemática e exemplos do cinema, produção audiovisual de dois vídeos de curta metragem (um em que serão aplicados os conceitos da primeira etapa, e outro em que não serão aplicados) e, por fim, análise das produções e da importância da matemática no cinema. Essas atividades buscam criar um espaço de diferentes maneiras de interpretação do conteúdo apresentado, utilizando-se de diversas habilidades. Os resultados da aplicação desta proposta estão descritos através das seguintes categorias: “Contato com o Audiovisual: proporcionando o desenvolvimento de diferentes habilidades” e “Educação para a Cidadania”. Concluiu-se que, para além da aquisição de conhecimentos matemáticos ou de edição/produção/montagem de vídeos, a produção feita pelos alunos fez com que demonstrassem seus sentimentos e desenvolvessem compreensão e consciência social, contribuindo para uma educação libertadora e para a cidadania, que pressupõe o discente como protagonista do processo de ensino-aprendizagem e relaciona teoria e prática.