Prática como     Componente Curricular

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas, visando o contato do estudante com a realidade do processo de ensino-aprendizagem, contempla 400 horas de Prática como Componente Curricular inseridas no bojo dos componentes curriculares, distribuídas ao longo do processo formativo, permeando o mesmo numa perspectiva interdisciplinar e estabelecendo uma relação dialética entre teoria e prática.

Cabe aos professores ministrantes em cada uma das disciplinas que possuem carga horária de Prática como Componente Curricular, conforme especificado na matriz curricular do curso, contemplar nos respectivos Planos de Ensino (apresentados aos estudantes no início de cada período letivo) como se dará a realização e avaliação dessas atividades. As propostas de atividades de Prática como Componente Curricular podem contemplar, entre muitas ações didático-pedagógicas, o uso de tecnologias da informação, de narrativas orais e escritas, de produções dos alunos, de situações de planejamento e execução de planos de aula, de produção de material didático e/ou jogos; análise e descrição de situações de ensino-aprendizagem, etc, a fim de que os estudantes possam vivenciar experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência.

 

A Prática como Componente Curricular ao longo do presente curso visa, também, proporcionar aos licenciandos condições para o exercício do pensamento crítico, da resolução de problemas, do trabalho coletivo e interdisciplinar, da criatividade, da inovação, da liderança e da autonomia frente aos desafios da atuação docente na atualidade.

 

Acompanhe uma pequena mostra do que já foi realizado em algumas das disciplinas ministradas no decorrer de 2016!

Geometria I – 2016/1

Seminários para o Ensino de Matemática I – 2016/1

Álgebra Linear – 2016/1

Laboratório de Ensino de Matemática – 2016/2

Metodologias para o Ensino de Matemática – 2016/2

Currículo, Planejamento e Avaliação – 2016/2