De 19 a 21 de outubro os campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório promovem o II Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS. O evento será on-line, com transmissão pelo canal do youtube MatemáticaIFRSCanoas e sua programação contará com palestra, mesa-redonda, apresentação de trabalhos (modalidade: comunicação científica - resumos) e mostra de vídeos (modalidade: relato de experiência e descrição de atividades ou materiais didáticos ou recursos).

Mostra de Vídeos

Hypatia Create - Editor de equações do Google Docs. Hypatia Create - Editor de equações do Google Docs

Gerando código LaTeX de equações com o MathType

Scanner de equações Mathpix Snipining

MathType - Editor de Equações para Office

Matemática e Física: um projeto integrador à luz da Teoria dos Campos Conceituais

O Estudo dos Fenômenos Envolvidos no Funcionamento de Computadores Quânticos e suas Aplicações

Anais do Evento

Os trabalhos selecionados serão publicados pelo IFRS - Campus Caxias do Sul em Anais da Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul.
Link dos Anais:https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/mathweek/v5/index




Comissão Organizadora

Coordenador:

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira - IFRS - Campus Canoas


Vice - coordenador

Eduardo Pompermayer - IFRS - Campus Canoas


Aline Silva de Bona - IFRS - Campus Osório

Ângela Teresinha Woschinski De Mamann - IFRS - Campus Ibirubá

Angéli Cervi Gabbi - - IFRS - Campus Ibirubá

Bruno Brogni Uggioni - IFRS - Campus Canoas

Delair Bavaresco - IFRS - Campus Bento Gonçalves

Érick Scopel - IFRS - Campus Caxias

Felipe Luy Valério - IFRS - Campus Bento Gonçalves

Fernando Rodrigues de Oliveira - IFRS - Campus Osório

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis - IFRS - Campus Caxias

Guilherme Ferreira Monteiro - IFRS - Campus Osório

Karine Pertile - IFRS - Campus Bento Gonçalves

Katia Arcaro - IFRS - Campus Caxias

Inscrições (ouvintes) - no dia do evento - preenchimento da lista de presença.

No dia do evento - preenchimento da lista de presença no formulário disponibilizado nos comentários da transmissão no youtube.

Programação (19, 20 e 21 de outubro)

19/10 -17h Abertura com o professor Dr. Alessandro Jacques Ribeiro - Universidade de Lisboa.

Palestra: "O uso de tarefas de aprendizagem profissional na formação inicial de professores de Matemática".


18h - 22h Mostra de vídeos sobre materiais didáticos e apresentação de trabalhos.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=V-LdgF_dR_A


20/10 - 19h - 22h Apresentação de trabalhos.


Link: https://youtu.be/oHJu_pljweQ


21/10 - 19h Mesa-redonda: "Ser professor(a) na escola pública: desafios e motivações do dia a dia e o impacto da pandemia."

Ma. Carla Luiza Rannov - Colégio Estadual Blau Nunes - Santa Bárbara do Sul

Me. João Francisco Staffa da Costa - Escola Municipal Mário Quintana - Porto Alegre

Ma. Vânia Luisa Behnen Cord - Escola Municipal João Gonçalves Vieira - Salto do Jacuí


Link: https://youtu.be/za4Oz07MJBk


21:30 - 22h Encerramento

Submissão de Trabalhos (de 1º a 17 de outubro)

Comunicação científica (resumos)

Orientações para a submissão de resumos

* O texto do resumo deve conter de 400 a 800 palavras e incluir objetivos, metodologia e resultados parciais ou finais, quando for o caso. Aplicar as normas da língua portuguesa.

* Não há limite no número de autores. Caso seu trabalho tenha mais de 6 autores, entre em contato pelo e-mail semana.lm@caxias.ifrs.edu.br, fornecendo os dados dos demais autores.

* Devem constar as referências (apenas as citadas no texto) conforme a ABNT NBR 6023:2018.

* Deve conter 5 palavras-chaves.

* Apresentação: o(a)s apresentador(a)es/as terá(ão) de 10 a 15 minutos para fazer(em) sua explanação. Será de forma on-line e o link da sala para transmissão e apresentação do trabalho será encaminhado para o email cadastrado na submissão do resumo. O(a)s apresentador(a)es deverá(ão) estar disponível(eis) durante a sessão para responder(em) questionamentos dos participantes. Demais orientações (sobre horários ou outra) serão encaminhadas aos autores dos trabalhos selecionados. Para trabalhos com mais de um(a) autor(a), a dinâmica de apresentação e quantidade de apresentadores é de livre escolha, dentro do tempo preestabelecido.

Tutorial como construir o resumo.

<<submissões encerradas.>>


Mostra de vídeos (até 5 min)

O objetivo da mostra de vídeos é o compartilhamento das experiências realizadas no âmbito do IF na forma de pequenos vídeos, com o tempo máximo de 5 minutos, os quais podem ser submetidos via eixo temático 1 (relato de experiência) ou eixo temático 2 (divulgação de recursos didáticos) que abrange a socialização de materiais e diferentes recursos utilizados na área da Educação Matemática e está aberto a participação de todos.

Os vídeos serão publicados no canal do youtube MatemáticaIFRSCanoas e no site do evento e, mostrados pela comissão organizadora durante as sessões do evento.

Eixo temático 1: Relato de experiência (ter vínculo com o IFRS) (o que acontece no IF ou que possibilidades para além das disciplinas do currículo): participação em projetos, intercâmbio, ida a eventos com recursos do IF, realização cursos (idiomas, cursos on-line) pelo IF etc, ... Observação: no vídeo apresentar a atividade ou o projeto, indicando a qual campus pertence, quem pode participar (requisitos) da ação, quais os retornos que obteve, como foi sua participação, etc.

Eixo temático 2: Divulgação de recursos didáticos: novos recursos tecnológicos, aplicativos, softwares, jogos, material produzido em impressora 3D, laser, robótica, pensamento computacional, etc.

<<submissões encerradas.>>

Trabalhos selecionados e template para apresentação

Convidados

Alessandro Jacques Ribeiro

Universidade de Lisboa

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Foi Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, nos períodos de 02/2013 a 01/2015 e de 01/2019 a 01/2021.


Carla Luiza Rannov

Colégio Estadual Blau Nunes

Santa Bárbara do Sul - RS

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá (2017) e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2019). Atuou como professora substituta de matemática no IFRS - campus Ibirubá, possui experiência em docência nos níveis de ensino Fundamental, Médio e Graduação.


João Francisco Staffa da Costa

Escola Municipal Mário Quintana

Porto Alegre - RS

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) . Especialista em Docência no Ensino Superior pela mesma instituição, em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Informática Instrumental (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011).



Vânia Luisa Behnen Cord

E. M. João Gonçalves Vieira

Salto do Jacuí - RS

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul (2014). Mestra em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) (2017). Foi professora substituta de matemática no IFRS - Campus Ibirubá.